Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Teachings

JANMA MṚTYU JARĀ VYĀDHI DUḤKHA DOṢA ANUDARŚANAM
Simão Monteiro
17-01-2014


Ser consciente das limitações da vida: nascimento, morte, velhice, doença e dor. O que Kṛṣṇa nos pede aqui é para sermos objectivos em relação à vida. Existem cinco limitações (doṣas) inerentes à vida: nascimento, morte, velhice, doença e dor.

Todos nós, como seres humanos, passamos por isto. Portanto, é fundamental sermos conscientes destas limitações, sabermos que fazem parte da vida e não gastarmos tempo desnecessário lamentando-nos delas.

Este corpo teve um nascimento (janma) e morrerá (mṛtyu) um dia. Imortalidade do corpo é possível. Tudo o que nasce tem que morrer. Isto é um facto.

Entre o nascimento e a morte, o corpo envelhecerá (jarā). Enquanto a morte não chega o corpo vai envelhecendo. A velhice é o terreno fértil para todo o tipo de doenças, pois o nosso sistema imunitário vai enfraquecendo à medida que o tempo passa. A resistência diminui, a força diminui, a agilidade diminui, os órgãos começam a ter problemas, etc.

A doença (vyādhi) é outra limitação inerente à vida. Inevitavelmente a doença manifestar-se-á ao longo da vida e, infelizmente, por várias vezes. Podemos estar muito bem hoje, com uma saúde de ferro, e daqui a uns dias não termos força nem para nos levantarmos da cama. Hoje, uma pessoa pode ser uma atleta olímpica e amanhã uma lesão crónica afasta-a das provas para sempre.

Por fim, a dor (duḥkha). Duḥkha são todas as formas de dor ou sofrimento, físico ou mental. Tal como a doença, o sofrimento está presente na nossa vida. Segundo as escrituras existem três tipos de obstáculos que podem causar sofrimento: ādhidaivika, obstáculos sobre os quais não temos qualquer tipo de controlo, como por exemplo um sismo; ādhibhautika, obstáculos sobre os quais não temos um controlo imediato, resultantes das acções dos seres à nossa volta, nomeadamente seres humanos; ādhyātmika, a terceira fonte de obstáculos é o complexo corpo-mente do próprio indivíduo, como as doenças físicas ou mentais.

É fundamental mantermos este valor sempre presente no nosso dia-a-dia, lembrando-nos daquilo que é realmente importante, fazendo bom uso do tempo que temos ao nosso dispor para crescermos espiritualmente e nos realizarmos como seres livres e completos.

Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X