Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

Para o bem de todos os seres
Gonçalo Correia
09-10-2009


 O conhecimento (jñana) sobre a natureza da nossa relação com o Ser Supremo é exposto em diferentes escrituras, desde as Upanishads aos Puranas entre outros shastras e textos védicos. AsUpanishads são denominadas de shruti, ou ”aquilo que é ouvido” ou revelado enquanto que os Puranas são denominados de smriti, que significa “aquilo que é lembrado” depois de ser ouvido, memorizado. Porém, este não é um tipo de conhecimento qualquer, cujo objectivo serve unicamente a satisfação e o entretenimento intelectual sobre um ou vários temas. Ao contrário, fala sobre aquilo que é Eterno e Imutável em nós e no Universo, da nossa Essência, para que cada um de nós, cada ser (jiva), possa relembrar a dimensão real de si mesmo. Por isso considera-se que as escrituras são também intemporais e idênticas ao que declaram. 

 O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. Desse modo ensina-nos a viver melhor, a entender o nosso propósito neste mundo, relação com os outros e com a lei natural das coisas. Perceber a natureza daquilo que buscamos, o que buscamos e para onde nos leva essa busca, dá-nos a clareza necessária para vivermos mais tranquilos e sermos felizes nesta vida, agora mesmo. Não será isto a libertação dos condicionamentos, o fim das aflições pelas quais o ser humano padece embora não signifique que deixemos de encontrar obstáculos na nossa vida?  

 Voltando ao ensinamento, verificamos que distintas tradições seguem diferentes shastras, ou então, possuem outras tantas interpretações dos mesmos textos sagrados, conforme a vivência da Realidade que têm. No entanto, se estivermos disponíveis para o estudo e reflexão, identificamos muito em comum: “a unidade na aparente diversidade”. Senão vejamos o 1º, 4º e 5º verso da Ishopanishad e o passatempo (lila) de Krishna (Bhágavata Purana) no em que o menino se deixa amarrar por sua mãe Yasoda.  

 Na Ishopanishad é referido que “O Ser Infinito está presente nos corações de todos. / O Ser Infinito é a suprema realidade. / Regozijemo-nos nele através da renúncia. / Não cobiçes nada, pois tudo ao Ser pertence. 1/ (...) O Ser é uno. Sempre imóvel/ o Ser é mais veloz que o pensamento/ mais veloz que os sentidos. / Embora imóvel, ele alcança qualquer objectivo. /Sem o Ser, a vida não poderia existir. 4/ O Ser parece mover-se, mas está sempre quieto. / Parece estar longe, mas está sempre perto. / Está em tudo, e tudo transcende. 5”

bal_krishna_sucking_milk2s

 Certa vez a mãe Yasoda, insatisfeita com o comportamento do menino Krishna, avisou-o que se ele continuasse assim, o castigaria. Foi então que pegou numa corda para amarrá-lo, mas cada vez que chegava o momento de amarrar a corda, esta parecia que estava menor. Então ela pegava outra corda e amarrava à outra e tentava de novo, sem que conseguisse seu objectivo porque a corda parecia sempre insuficiente. Ela continuou a tentar várias vezes emendando corda por corda e nunca chegava ao comprimento necessário para que o pudesse amarrar... até que ficou muito cansada. Krishna vendo sua mãe tão cansada se compadeceu e deixou-se amarrar e Yasoda, mais tranquila, pôde voltar aos seus afazeres diários. Dessa forma, Krishna demonstrou Sua Potência Ilimitada! 

 O Ser nunca pode ser alcançado através do pensamento ou dos sentidos. Quantas meditações saíram frustradas por considerarmos que o Ser é algo separado de nós mesmos, que a mente precisa de obter, aprisionar ou “amarrar” como a mãe Yasoda tentava fazer com Krishna. Embora pareça mover-se, o Ser é uno e sempre imóvel. O Ser parece estar longe mas está sempre perto, está em tudo e tudo transcende. Sem que fosse oferecida qualquer resistência, Yasoda era incapaz de amarrar Krishna simplesmente porque a corda nunca tinha o comprimento necessário. A corda simboliza os três gunas(sattvarajas e tamas), as qualidades da Natureza (Prakriti) responsáveis pela  manifestação do Universo e de tudo o que existe nele. O cansaço de Yasoda, simboliza a entrega total ao Ser Infinito, Krishna, que está presente nos corações de todos, regozijemo-nos nele através da renúncia.

  

 Este exemplo, entre outros (infinitos!), demonstra que os ensinamentos são acessíveis, disponíveis e existem para o bem de todos seres! Desejo-vos boas leituras.

 Shri gurubhyo namah, Hari Om

 ----

 Links recomendados:

 - Isha Upanishad (http://yoga.parga.kinghost.net/artigos/442/4/isha-upanishad-a-upanishad-do-ser-infinito)

 - Krishna lila (http://www.gita.ddns.com.br/krsnalila/klbi-19.php

 - Sobre os três gunas recomendamos ler a Bhagavad Gita (http://yoga.parga.kinghost.net/artigos/57/3035/arjuna-vichada-yoga-bhagavad-gita-canto-i) e o Estudo da B. Gita em formato mp3,www.dharmabindu.com


Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X