Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

Simbolismo de Shiva
Tales Nunes
01-10-2010


Nomes de Shiva

Mahadeva - Grande Deus
Shankara - o meditador, simbolo da disciplina
Shambo ou Shambu - onde reside toda alegria. Simboliza a alegria da transformação e do caminho espiritual.

Shiva é conhecido como um deus da trindade hindu. Representa a destruição e a transformação. Essa trindade é chamada trimurti. Os quatro cães representam os quatro Vedas. O poder de criação, manutenção e destruição são uma mesma coisa. Uma exemplo disso é a manhã, a tarde e a noite, que fazem parte do mesmo dia.
Shiva, quando visto como pai de Ganesha e Shasta ele é visto como o Absoluto. Ele é chamado assim como Mahadeva ou Sadashiva. O grande Deus.

Iconografia

shiva

Shiva representa a ascese, a austeridade, a renúncia. Shiva meditante, nos mostra que ele representa o estado de tranquilidade, de plenitude. E mostra, pela iconografia, como nós atingimos esse estado.

Olhos - Aparece numa postura de Yoga com olhos semicerrados, em Shambhavi mudra. Representa o estado de equanimidade. Mostra que ele não está totalmente envolvido com o mundo, mas ao mesmo tempo não o ignora. Ele está estabelecido no Ser, mas com o corpo lidando com o mundo. Não se deve envolver totalmente com o mundo, nem se afastar totalmente dele.


Neve - Representa a mente sáttvica e o silêncio. Essa é a mente apropriada para a meditação.
Decoração de Flores - Representa as ações positivas, belas e perfumadas. Karma Yoga é entregar-se aos frutos das ações. Assim, em Karma Yoga, qualquer ação se torna uma oferenda, bela como as flores. Então Karma Yoga purifica a mente. A mente fica, então, branca, preparada para o autoconhecimento.


Kailash - é uma montanha coberta de neve. Kailash quer dizer lar feliz. E Himalaya quer dizer morada da neve, simbolizando a mente sattiva, a mente preparada para o autoconhecimento.
Trishula - O tridente que aparece nas ilustrações de Shiva é o trishula. É com essa arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suas três pontas representam os 3 gunas: tamas, rajas e sattva.

Serpente - Representa sempre o ego. Como Ganesha e outros, aqui representa que Shiva dominou o ego e este se tornou um adorno.
Lua - A lua representa o tempo que tudo destrói e transforma. A lua representa a mente com as suas lembranças e passados. Ele quer mostrar que a lua é um adorno. A bagagem, as memórias não incomodam, mas enfeitam. A personalidade é um adorno, é um tempero.

Dhamaru - representa o poder de criação que é o som, a primeira manifestação da criação.
A pele do trigre - representa o ego domado. O tigre é arrogante como o ego. Não há mais conteúdo do ego, apenas a pele, que é necessária para que o indivíduo se relacione com o mundo. O sábio senta no corpo. E o corpo senta no chão. O sábio habita o corpo.

Camandalu - representa sanyasa. Representa a simplicidade.

As lágrimas de Shiva

Com o seu poder yogi Shiva sentou em contemplação e meditou numa arma divina para acabar com o asura. Essa arma é Agoura(chamejante). Ele ficou sentado com os olhos abertos contemplando durante mil anos. Seus olhos sofreram no processo e lágrimas caíram e caíram no chão. Essas lágrimas deram origem a essa árvore que dá a semente Rudraksha (aksha - olho), significa, olho de Shiva.
Quando fazemos meditação, o asura invencível é o ego. Nós precisamos juntar todas as forças, todos os devas para lidar com o ego. Pela contemplação e pelo desapego nós purificamos a mente. E isso demora, como Shiva levou mil anos contemplando.
Shiva pode ser o sábio que abençoa o discípulo. Ou como o próprio buscador que chega no objetivo final através da arma do desapego. Ego é chamado também, (Madu), mel. Porque é muito doce.


Texto baseado em aulas de Patrick van Lammeren e Marília, do Centro de Estudos Vidya Mandir
www.vidyamandir.org.br, compilado e contado por Tales Nunes e Ricardo Freitas.

 


Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X