Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

Adambhitvam, a ausência de pretensão
Simão Monteiro
06-12-2012


Dambhitvam significa pretensão, dissimulação, fingimento ou ostentação. Adambhitvam significa o contrário: ausência de pretensão e fingimento. 

Dambhitvam resulta de um complexo de inferioridade. O dambhī não se aceita como é e teme que os outros também não o aceitem. Assim, apresenta-se aos demais, diferente daquilo que realmente é (exemplo da pessoa com dívidas que se veste com roupas e ornamentos luxuosos). Este fingimento causa imensa tensão na mente do dambhī uma vez que, ao mentir para criar uma personagem que não é a real, tem que estar sempre alerta para não ser “descoberto”. 

Adambhitvam  é admitir as limitações do meu corpo-mente e não  pretender ser algo que não sou. É ausência de falsidade, ser verdadeiro comigo mesmo e aceitar-me como sou. Desta forma, posso desfrutar de uma mente livre de conflitos causados por uma personalidade dividida que sabe uma coisa e representa outra. Isto é um passo fundamental no processo do autoconhecimento. 

Outra expressão de  dambhitvam  é a ostentação. Neste caso, a pessoa pode ter algum dinheiro, algumas posses ou até alguma cultura. Mas exibe-se, mostrando a sua suposta superioridade através da aparência ou de palavras “caras”. É o chamado show off. Há a necessidade de se mostrar aos outros para se autoconvencer de que  é realmente bom. 

Ser modesto e viver simples, com o mínimo de necessidades na vida, são também sinónimos de adambhitvam.  


Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X