Ārjavam é um valor muito importante a ser cultivado. Significa rectidão, honestidade, alinhamento entre pensamento, palavra e acção.
Quando não há ārjavam, quando não há sintonia entre aquilo que eu penso, falo e faço, criam-se múltiplas personalidades dentro de mim, perturbando a minha mente com conflitos e divisões. Isto enfraquece a mente. Torno-me numa pessoa fraca e as minhas capacidades diminuem. Vivo na incerteza, na dúvida e com peso na consciência por não cumprir aquilo que penso ou falo. Deixo de ser uma pessoa inteira.
O primeiro passo para desenvolver e nutrir o valor de ārjavam é a pontualidade. A pontualidade é uma qualidade muito importante mas, infelizmente, negligenciada por muitas pessoas. Especialmente nos dias que correm, uma agenda tão preenchida e a existência dos telemóveis podem servir para desculpar a nossa falta de pontualidade.
Se me comprometo a chegar a uma determinada hora a um encontro mas, mentalmente, já sei que não vou conseguir, isto é falta de ārjavam. Se, decido acordar às sete da manhã para meditar, coloco o despertador para as sete, mas quando o despertador toca eu não lhe faço caso, isto é também falta de ārjavam.
Uma pessoa com o valor de ārjavam bem enraizado é uma pessoa que procura cumprir aquilo a que se propõe. É uma pessoa que não fala em vão e faz de tudo para cumprir as suas promessas. Sabe que os seus pensamentos, palavras e acções têm um peso. E sabe o quão importante é, para a sua integridade como pessoa, ter uma vida recta.
|