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Ensinamento

A onda e o oceano.
Miguel Homem
07-04-2014


Duas ondas caminham no oceano, a onda mestre e a onda discípulo. À onda discípulo é lhe dito que é o oceano.
A onda protesta: "Eu sou nascida do oceano, como posso ser o oceano?"
A onda mestre diz-lhe: "Já reparaste que aquele que quer tocar o oceano toca-te a ti? Toca a onda e está satisfeito porque tocou o oceano."
Ela fica a pensar... "Talvez ele esteja a fazer a coisa errada, ele devia ir num barco e tocar mesmo o oceano."
A onda mestre responde-lhe rindo-se "Vai de barco e toca o oceano todo de uma vez ou vai tocando gradualmente?"
Depois de pensar diz: "Então eu sou o oceano, não estou afastada do oceano?"
Onda mestre: "Sim, é verdade, mas és chamada onda."
"Ok. Sou permeada pelo oceano. Permeada significa o quê?"
Onda mestre: "permeada é circundada pelo oceano ou melhor o oceano existe dentro e através de ti, mas ainda assim és uma onda. O que te conecta a ti, onda e oceano? O que te faz a ti onda ser uma onda e o oceano, ser oceano? Alguma coisa faz a onda ser onda, e o oceano ser oceano, ainda que o oceano esteja contigo". Duas palavras diferentes, fazem a onda investigar...
A onda mestre continua: "O que é o topo da onda? Água. O que é o meio? Água. O que é toda a onda, água."
"Eu nem sequer sou oceano. Sou só água?"
A onda mestre: "Sim".
"Então como posso ser oceano e água?"
A onda mestre prossegue o ensinamento: "Vamos ver o que é oceano. Existe oceano sem água? Consegues pensar num oceano sem água? Pensa em oceano sem pensares ao mesmo tempo em água."
"Não consigo pensar no oceano sem pensar em água."
A onda mestre diz-lhe "Água é água, onda é água e o oceano também é água."
Isto é o akhaṇḍatām e por isso à onda é dito tat tvam asi.
A onda mestre conclui: "Esse oceano de onde vieste, pelo qual és mantida e para onde vais, esse oceano és tu."

A mahāvākya é apenas entre a onda e o oceano. A contradição é resolvida ao ver a verdade do oceano e a ver a verdade da onda. Depois o relacionamento entre a onda e oceano é um prazer. O gozo não está na água, apenas na onda. Na verdade nem sequer está no oceano, apenas na onda. Só sendo uma onda podemos ir e voltar. Todo o divertimento é na onda. Uma vez que a unidade foi entendida a onda é livre. As noções associadas a "eu sou uma onda pequena" foram embora, o que significa que āvaraṇa e vikṣepa ao nível individual foram removidas. A noção "eu sou um kartā e bhoktā" caiu.

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