Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

Os Doshas
Maria M. Mendonça
03-10-2014


Os Doshas, ou humores biológicos, conhecidos como Vata, Pitta e Kapha, são as forças que coordenam os elementos básicos de composição da matéria (espaço, ar, fogo, água e terra) na realização de suas funções (cavidades, movimento, transformação, coesão e estabilidade) na fisiologia do corpo humano. É pela expressão das qualidades (Gunas) dos elementos básicos (Mahabhutas) que percebemos Vata, Pitta e Kapha no corpo. A partir da percepção das qualidades dos elementos básicos no corpo é possível determinar a constituição de nascença de um indivíduo (Prakriti) e o seu estado atual de saúde (Vikriti).

Os elementos básicos e algumas de suas qualidades:


Espaço - leve, sutil, frio e seco.
Ar - seco, frio, leve, sutil, móvel e irregular.
Fogo - quente, leve, intenso, sutil e móvel.
Água - frio, úmido, pesado, fluido, liso e denso.
Terra - frio, pesado, denso, duro, sólido e estável.

Os Doshas, os elementos básicos e algumas de suas qualidades:

Vata - ar + espaço - seco, frio, leve, irregular, móvel, sutil, áspero.
Pitta - fogo + água - um pouco oleoso, quente, leve, intenso, fluido, ácido, líquido.
Kapha - água + terra - oleoso, frio, pesado, estável, viscoso, denso e liso.

Atributos de Vata:


Seco- pele, língua, cabelos e lábios mais secos; tendência à constipação; voz rouca.
Leve- pouco peso, ossos, músculos e sono leves;
Frio- má circulação, mãos e pés frios, músculos rígidos; não gosta de frio.
Áspero- juntas estaladiças; pele, cabelos, unhas e dentes quebradiços; mãos e pés ásperos.
Sutil- ansiedade emocional, insegurança, medos, tremores e espasmos nos músculos.
Móvel- inquietude no corpo, mente e emoções; move-se e anda com rapidez, faz inúmeras coisas simultaneamente, está sempre viajando, tem mente dispersiva e propensão à mudanças de humor.
Claro- excelente pensamento abstrato, aprende e esquece com rapidez, mente ausente e dispersa.
Cores Castanho e Preto- aparência mais escura; cabelos e olhos castanho escuro ou preto, camada sobre a língua geralmente é mais escurecida (marrom-claro ou cinza).

O termo Vata significa "aquilo que move" e é comumente traduzido por "vento". Vata é a energia do movimento e apesar de ser o princípio do ar, não é o mesmo que o ar do ambiente externo, da atmosfera, mas sim uma inteligência que governa os movimentos biológicos. Vata está relacionado à essência vital ou Prana, que é a pura essência de Vata. Como princípio de mobilidade, Vata regula todas as atividades no corpo, tanto mentais como fisiológicas e é responsável pela respiração, pelo piscar dos olhos, pelas batidas do coração e pelos movimentos de pensamento, emoções, alimentação, eliminação e todas as funções gerais do corpo. Quando em equilíbrio Vata promove a criatividade e flexibilidade, evoca sentimentos de frescor, leveza, felicidade e alegria. Quando em desequilíbrio, Vata produz medo, nervosismo, ansiedade, tremores e espasmos.

Uma pessoa com constituição Vata tende a ter apetite irregular e eficiência digestiva variável. Gosta de comer porções menores de comida com mais freqüência, adora beliscar e não é a mais interessa em comida das três constituições, pode até, com facilidade, esquecer-se de comer. Geralmente tem pele e cabelos mais ressecados e não tem tendência a suar muito. Costuma ter rotinas irregulares e geralmente é o mais magros (têm dificuldade para ganhar peso) das três constituições principais, com uma estrutura óssea mais fina e leve. Uma pessoa com a constituição predominantemente Vata pode ter baixa ou alta estatura. Tende a falar mover-se com rapidez e tem as extremidades mais frias (má circulação), com desconforto em climas frios. Também tem muita energia para iniciar tarefas e projetos mas não muita para levá-los até o fim. Essa tendência à ação faz com que a constituição Vata seja também um pouco impulsiva. Vata sente cansaço com facilidade e é extremamente sensível. Criatividade, rapidez mental, imaginação e intuição são características de Vata, assim como mudanças de humor. Tem facilidade para aprender e também para esquecer. Quando em equilíbrio as pessoas de constituição Vata são entusiasmadas, cheias de vida e brincalhonas. Porém, quando estressadas ou em desequilíbrio, sentem medo, preocupação e ansiedade.

Problemas típicos Vata:


Dores de cabeça, hipertensão, tosse seca, garganta seca, dor de ouvido, ansiedade, ritmo cardíaco irregular, espasmos nos músculos, dor na região baixa das costas, constipação, gases, estômago nervoso, cólicas menstruais, artrite e a maior parte das disfunções neurológicas.


Atributos de Pitta:


Quente- forte apetite e capacidade digestiva, temperatura do corpo elevada, pele mais clara, pelos finos e cabelos com coloração entre castanho-claro e vermelho; tendência à calvice e cabelos brancos.
Intenso/afiado- dentes afiados, nariz e queixo mais angulares, olhos penetrantes, feição intensa, forte assimilação digestiva, boa memória, crítico, intelectual, irritável.
Leve- olhos brilhantes, pele clara e lustrosa, ossos médios, sensitividade à luz.
Liquido- músculos macios, excesso de urina, suor e sede; sintomas de diarreia.
Móvel (que se espalha)- inflamação pelo corpo, pele e músculos; tendência a espalhar-se como fogo.
Um pouco oleoso- cabelos, pele e fezes oleosas.
Ácido- forte aroma sob as axilas, solas dos pés e boca. Ph ácido nos tecidos e sucos digestivos, excesso de saliva e sensibilidade na boca e dentes.
Vermelho- vermelhidão na pele, nariz, bochechas, olhos, sensível ao calor, camada mais amarelada sobre a língua.
Picante- queimação, azia, emoções fortes de ódio e raiva.

Pitta ou "aquilo que digere", é a energia do calor e do metabolismo. Pitta governa todas as transformações bioquímicas do corpo, regulando a digestão, absorção e assimilação de nutrientes assim também como a temperatura do corpo. É Pitta o responsável pela assimilação e digestão de tudo aquilo que absorvemos pelos outros cinco sentidos. Estimula o apetite e a vitalidade. Quando em equilíbrio Pitta promove inteligência e compreensão, sendo fundamental no processo de aprendizado. Quando em desequilíbrio Pitta provoca emoções fortes como frustração, raiva, excesso de criticas e ciúmes.

A pessoas com fortes traços de Pitta em sua constituição tem geralmente um corpo médio, forte, e proporcional. Costuma suar em profusão e ter a pele clara, avermelhada ou com sardas. Queima com facilidade e tem sensibilidade à luz e ao calor, que o deixa extremamente cansado. Geralmente tem cabelo fino e liso, em tons de castanho claro avermelhado a loiro. Tende a ter os cabelos precocemente brancos e queda de cabelos. Pitta proporciona boa circulação, uma digestão excelente e um apetite forte, o que facilmente provoca irritação quando perde alguma das refeições. A constituição com fortes traços de Pitta se caracteriza pela ordenação e foco, são pessoas mais competitivas e que adoram desafios. Têm uma mente perspicaz e boa capacidade de concentração. São assertivos, confiantes e empreendedores. Podem ser agressivos e autoritários quando em desequilíbrio. Também podem ser sarcásticos e excessivamente críticos. Quando sob estresse ficam irritados e raivosos.

Problemas típicos Pitta:


Inflamações na pele, acne, câncer de pele, úlcera, azia, queimação no estômago ou intestinos, problemas no fígado, diarreia, insônia, febre, queimação nos olhos, problemas de visão, anemia e icterícia.


Atributos de Kapha:


Pesado- aterrado, acima do peso, ossatura e músculos pesados.
Lento- metabolismo, digestão, gestos do corpo, andar e falar lentos e preguiçosos.
Frio- resfriados, congestão nasal, pele oleosa, sistema digestivo lento e frio.
Liquido- congestão no peito, garganta e cabeça, excesso de salivação.
Liso/macio- pele lisa e macia, calma, mente e personalidade gentis.
Denso- músculos firmes e sólidos, condensado, tecidos fortes, órgãos arredondados, pele, cabelos e fezes grossas.
Suave- compassivo, gentil e cuidadoso.
Estático- gosta de ficar parado e de dormir bastante.
Oleoso- órgãos, juntas, pele e cabelos oleosos.
Pegajoso- qualidade de coesão; órgãos e juntas compactos; viscoso, emocionalmente é muito amável, um excelente amigo e fiel aos relacionamentos.
Duro- músculos e corpo forte, muita força e vigor.
Grosso- obeso, pode ter obstruções internas.
Branco- pele clara e pálida, pode ter uma camada branca sobre a língua.

Kapha ou "aquilo que mantém junto, que abraça" é a inteligência que forma a estrutura do corpo e que dá a sua coesão. Kapha lubrifica as articulações, hidrata a pele, ajuda nas cicatrizações e mantém a imunidade. Kapha proporciona força, vigor e estabilidade. Quando em equilíbrio expressa amor, calma e perdão. Quando em desequilíbrio tende mais ao apego, obesidade e rancor.

A constituição com fortes traços de Kapha tem uma excelente saúde e forte resistência. Tende ao excesso de peso e pode sofrer de digestão preguiçosa, apesar de sua capacidade digestiva ser a mais constante e consistente. Uma pessoa com predominância de Kapha em sua constituição tem cabelos grossos e macios, pele clara quase pálida igualmente lisa e macia. Geralmente tem olhos grandes, úmidos e uma voz baixa e suave. É fisicamente forte, pesado, compacto e tem o maior suporte de energia, pois é constante e não explosiva. Move-se devagar e com delicadeza; reflete e pondera antes de expressar qualquer coisa. É mais auto-suficiente e precisa de menos estímulos do que as outras constituições. Kaphas são afetuosos e amáveis, são tranquilos, compassivos, estáveis e têm uma natureza receptiva, não julgadora. São lentos para aprender e raciocinar, porém depois que aprendem não esquecem jamais, são donos de uma excelente memória. Tendem à fortes e opressivas depressões e também à preguiça.

Problemas típicos Kapha:


Resfriados e congestões, náuseas, retenções de líquidos, sinusite, problemas respiratórios como asma e chiado, alergias, arteriosclerose (enrijecimento das artérias), obesidade e diabete.

Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X