Logótipo


dharmabindu.com

Cabeçalho

Apresentação


Casa Ganapati - Yoga e Dharma no Porto
casaganapati.blogspot.com

Casa Ganapati é o nome da Casa que acolhe todos os que buscam aprofundar-se no Yoga e no Dharma. O Yoga é ensinado aqui não como uma técnica, mas como uma visão e um caminho para essa visão, o Yoga dentro da tradição Védica.

Este não é um espaço comercial. Antes procura ser um espaço que remonta às origens do Yoga, quando os alunos iam aprender em casa dos professores. A Ana e o Miguel abrem as portas de sua casa para ensinar e homenageiam Ganesha, dando-lhe o nome da casa.

Todos os que sinceramente busquem aprender são bem vindos!

 

Miguel Homem no rio Ganges

Miguel Homem estudou Tantra Yoga e Meditação com o Dada Dhyanananda, aprofunda-se no estudo e prática de ásana segundo o método Iyengar desde 2004, fez o curso completo de formação para instrutores de Yoga com Pedro Kupfer no Brasil e estuda Vedanta no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia) com Pujya Swami Dayananda. Desde 2007 estuda Yoga e Ayurveda com Vamadeva Shastri (Dr. David Frawley do American Institute of Vedic Studies). Aprendeu ainda a arte do Thai Yoga Massagem com Choenzom Emchi, que começou a aplicar recentemente.

Miguel dá aulas de Yoga desde Setembro de 2002. Ensina o Yoga como um todo dentro da Tradição Védica,  ensina o Hatha Yoga Tradicional de acordo com o ensinamento dos textos antigos e Karma, Bhakti e Jñana Yoga de acordo com a tradição de Advaita Vedanta de Adi Shankaracharya. Continua sempre a aprender com o seu Mestre Swami Dayananda e com o seu Professor e amigo Pedro Kupfer.

Além de dar aulas particulares e em grupo, conduz cursos e retiros, escreve artigos para sites de Yoga, é membro do conselho editorial da revista Cadernos de Yoga e edita o www.dharmabindu.com, site de estudos sobre o Yoga e o Dharma. Acima de tudo procura passar a visão do Dharma Védico que norteia a sua vida.

Em Dezembro de 2006, fundou os Mangalam, grupo que se dedica à difusão dos mantras devocionais Hindus, Kirtan e Bhajans.
Em Novembro de 2008 deu início aos sat sangas de estudo do clássico do Yoga, a Bhagavad Gita. Estes sat sangas têm a particularidade de serem gratuitos e serem gravados e disponibilizados online no dharmabindu com a edição de Daniel Oliveira.

 

Ana Sereno iniciou os seus estudos e prática de Hatha Yoga com o professor Miguel Homem, em 2003. Em 2008 ingressou o 1º curso de Formação para Instrutores de Yoga com Pedro Kupfer, em Portugal, tendo concluído a mesma em 2009. Desde 2008 estuda também Vedanta com Pujya Swami Dayananda, em Portugal e no Dayananda Ashram, em Rishikesh (Índia). 

India_2009_175_2_1Recentemente, vem aprofundando o estudo e prática de ásana segundo o método Iyengar e participando em inúmeros retiros e cursos intensivos, dentro de várias tradições, incluindo Ashtanga Vinyasa e Iyengar. As suas aulas reflectem a influência destas tradições, caracterizando-se pelo seu dinamismo e intensidade. 

Ana vê o Yoga como um todo dentro da tradição Védica e ensina Hatha Yoga Tradicional segundo o ensinamento dos textos antigos de Karma, Bhakti e Jnãna Yoga, de acordo com a tradição de Advaita Vedanta de Adi Shankaracharya. Continua sempre a aprender com o seu Mestre Swami Dayananda e com o seu Professor Pedro Kupfer. 

Criando uma ponte com a área na qual é licenciada, o Jornalismo, Ana colabora com o site de estudos sobre o yoga e o dharma, Dharmabindu, ocupando-se especialmente da secção de entrevistas. 

No yoga, Ana encontrou um sentido para vida e um código de ética, mas acima de tudo o caminho de regresso a casa, a estrada para o auto-conhecimento e, ao mesmo tempo, para a compreensão de que toda a felicidade que buscamos é, na verdade, aquilo que já somos.

 


Swami Dayananda
Pedro Kupfer & Ângela
Swami Dayananda Pedro Kupfer & Ângela



Horário


  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
9H30   Yoga   Yoga  
10H30      
           
13H00     Yoga    
14H00        
           
19H00   Yoga Yoga Yoga Yoga
19H30 Yoga
20H15
20H30 Yoga   Yoga  
20H45    
21H00      
21H45      
           
21H30     Sat Sanga    
23H00        


Aulas de Yoga no Porto

As aulas na Casa Ganapati começam na segunda-feira, dia 7 de Setembro, nos horários que se seguem:

Segunda: 19.30h – 20.45h.

Terça: 9.30 – 10.30h; 19.00h – 20.15h; e 20.30h – 21.45h.

Quarta: 13.00h – 14.00h; 19.00h – 20.15h.

Quinta: 9.30 – 10.30h; 19.00h – 20.15h; e 20.30h – 21.45h.

Sexta: 19.00h – 20.15h.

 

  1. Para além das duas horas semanais de prática a que tem direito, o aluno pode participar em quaisquer outras, desde que haja lugar na sala.
  2. Aulas particulares de Yoga ou apenas de meditação estão disponíveis em horário a combinar individualmente.

  3. Sat Sanga é uma reunião semanal que tem lugar todas as quartas-feiras das 21.30h às 23h, para fazer kirtan (Mantras), tirar dúvidas relacionadas com as práticas, o Yoga em geral, e para estudar o ensinamento Bhagavad Gita., cujo estudo sistemático iniciámos. Durante os kirtan o percussionista Paulo Vieira toca os seus instrumentos de percussão e o Miguel toca a tampura e o shruti box e harmónio. Outras contribuições musicais são bem vindas! O Sat Sanga é gratuito e aberto a todos, inclusive a não alunos. Clique aqui para saber mais.
  4. Yoga PL - Prática Livre em horário a combinar individualmente

    Estas são aulas não orientadas. O Professor estará presente para ajustar, corrigir, sugerir alterações e criar um ambiente de reflexão e investigação, vichara, durante a prática. O praticante fará a sua prática pessoal sozinho ou, se necessário, com a ajuda do Professor. Pretende-se com estas aulas desenvolver a auto-suficiência e gosto pela prática pessoal, sob um olhar amigo e estimulante. Este é um espaço propício à construção de uma prática que sirva a individualidade de cada praticante, atendendo, nomeadamente, aos doshas (bio-tipo) de cada um segundo o Ayurveda, o que será feito com a ajuda do Professor.

    Alunos novos seguirão o mesmo esquema. A cada aula ser-lhes-ão ensinadas novas técnicas que progressivamente possam ir memorizando e assim construindo as suas práticas. Como alternativa, e mediante pedido do aluno com antecedência, o Professor desenhará uma série individualizada para cada praticante que será entregue no início da aula. Essas séries sofrerão ajustamentos e alterações consoante a evolução do aluno. Com a série impressa o aluno poderá ainda seguir a sua prática sozinho e no seu ritmo, mas com a ajuda autorizada de uma cábula :)

    Acreditamos que esta abordagem diferente possa libertar o aluno, logo de início, da dependência que, muitas vezes, se cria do Professor.

  5. Sessões de Massagem Thai Yoga estão disponíveis em horário a combinar individualmente.


    O Thai Yoga, também conhecido como "Yoga dos Preguiçosos" ou "Yoga Passivo" é descrito como sendo Hatha Yoga assistido e é uma síntese entre o Yoga e o Ayurveda (a ciência médica tradicional indiana). O Thai Yoga teve origem na Índia, há aproximadamente 2.500 anos. O seu fundador terá sido Jivaka Kumarbhacha, Yogi e médico Ayurvédico. A sua fama era tal que se tornou médico de Buddha. Com a expansão do Budismo pela Ásia, o Thai Yoga acabou por se radicar na Tailândia.

    Uma sessão tem a duração aproximada de 2h e compõe-se de exercícios que fazem lembrar os ásanas, assim como acupressão nos pontos energéticos do corpo (pontos marma) e ao longo das principais linhas de energia (as nádís). Ao contrário da grande maioria das massagens, o Thai Yoga é feito vestido, com a mesma roupa de prática.

    Além de melhorar o alongamento e o tónus muscular, o Thai Yoga melhora a circulação, alivia a tensão muscular, activa o metabolismo, reforça o sistema imunológico, equilibra a energia no corpo e induz um estado de quietude mental. Cada sessão tem uma duração aprox. entre 1.30h a 2h"

     

Contacto (Casa Ganapati):

casaganapati@dharmabindu.com
00 351 917 586 007
00 351 919 022 478
Nevogilde (Foz), Porto, Portugal
 

 


Fotos