Pāṇnini meditava no Senhor Śiva...
Śiva apareceu para
ele soando seu ḍamaru e através de seu
som orientou-o na organização fonológica da língua sânscrita. . Esta
revelação compõe-se de quatorze formas ou sequências de sons (pratyaharas) e referem-se a todo o alfabeto Sânscrito e a base de como deveria ser
elaborado o seu genial trabalho- Aṣṭādhyāyī. Pāṇini chamou –os de Maheśvarasūtrāṇi (os
Sūtras de Maheśvara) ou Śivasūtrāṇi(os
Sūtras de Śiva).
A partir desta inspiração
de Pāṇini, iniciou-se o processo de preservação não só da linguagem sânscrita, mas principalmente dos Vedas, base de todo
conhecimento indiano.
Segundo Patañjali o grande mestre que fez
o mais importante Comentário sobre a obra de Pānini, o Sânscrito surgiu na
região Āryāvarta,entre os rios Indus e Ganges , limitada ao norte pelos Himālayas
e abaixo(centro da India) pela cadeia de
montanhas Vindhya. Atuais pesquisas
científicas ,estão demonstrando que exatamente nesta área, região noroeste da
India , existia o rio Sarasvatī , berço
dos Vedas e do Sãnscrito . O rio Sarasvatī , foi o maior rio sagrado da
India , seco há 3000 a.C ,em
virtude de acomodações do solo do subcontinente Indiano.
O norte, portanto foi o lar do Sânscrito,mas
ele dominou todo o território indiano, por sua grandeza,
pureza e força, vencendo todas as
influências com que se deparou . Estas influências foram sobretudo a facilidade das línguas populares chamadas
prakṛtas ,a expansão do Jainismo e Buddhismo que reforçaram esta tendência, divulgando suas escrituras e
expressando seus ensinamentos nestas línguas populares e houve também a influência de línguas de
povos invasores.
No sul da Índia ,cujas línguas são de
origem dravidiana, a região Tamil Nadu,
teve um importante papel na revalorização do Sânscrito. e da tradição Védica, através de seus reis que começaram a patrocinar o estudo do Sãnscrito com o objetivo da aquisição do Conhecimento Vèdico. O renomado mestre Śaṅkara, nascido em Kerala,também no extremo Sul
,foi o grande responsável pelo renascimento da tradição do ensinamento
védico,expandindo-o pelos quatro cantos da India. Mais tarde até mesmo Jainismo e Buddhismo reconheceram que a linguagem sânscrita era a
melhor forma de preservação de suas
escrituras. Hoje o sul da India , apresenta-se como celeiro da grandes centros
de estudo de Vedānta e Sânscrito.
Mesmo atravessando desafios o Sânscrito sempre se manteve
discretamente presente e não
poderia ser de outra forma .Ele é o esteio da cultura indiana, ele é a origem
da maioria das língua indianas. As línguas prakṛtas vieram dele. Vararuci ,outro grande gramático indiano que fez um tratado sobre a obra de Pāṇini escreveu em seu trabalho Prakṛta Prakaśa XII,2 “ Prakṛtiḥ Samskṛtam”(O Sânscrito
é a origem).
O Sãnscrito, é beleza, poesia, sonoridade e profundidade, mas a sua mais importante qualidade é ,sem dúvida, doar-nos a
possibilidade de maior compreensão dos
textos da tradição védica ,orientando-nos
na direção do Autoconhecimento.
Annabella Magalhães -
Prof de Yoga, Sânscrito e Vedānta - Rio de Janeiro/Brasil
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