Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Teachings

Hanuman e o Sânscrito
Anabela Magalhães
11-12-2010


hanuman

Hanuman é o ilustre e cativante personagem do épico Rāmāyaṇa , composto pelo poeta Vālmīki. Vālmīki explica que Hanuman é filho de um dos elementos- o Vento (Vāyu) com a macaca Añjanā. Hanuman é também chamado Añjaneya- aquele que veio de Añjanā e como filho de Vento tinha o poder de voar.Teve Sūrya (o Sol) como mestre e Śiva ensinou-lhe a arte de se transformar no que quisesse. Ele era uma mistura de homem e macaco.

Entre tantas qualidades de Hanuman como - coragem, humildade, sabedoria, inteligência e devoção, uma se destaca:o domínio da palavra. Hanuman era um grande orador. Segundo Vālmīki , Hanuman cumpriu rigorosamente os quatro aspectos a serem observados quando se fala: quando falar , o que falar, como falar, quanto falar .E sempre que , no épico Rāmāyaṇa, Hanuman se encontra num dilema,antes dele falar ou executar alguma coisa, Vālmīki coloca: " aquele que pensou por um momento....".
Por sua cultura,cavalheirismo, inteligência,humildade e dom da palavra, Vālmīki eleva Hanuman ao nível de grande conhecedor da gramática(Vyākaraṇam) e língua sânscrita.

Segundo a Tradição Védica existiram ,até Pāṇini , nove gramáticas .

Aindram, Cāndram, Kāśakṛtsnam Kaumaram, Śākaṭāyanam, Sārasvatam , Āpiśalam, Śākalam e Aṣṭādhyāyī,composta por Pāṇini.

Sobre a Gramática de Indra ,é dito: "Indra tendo se aproximado explicou-a : por causa dela(gramática) a palavra (vāk) foi explicada. Da mesma forma que a Śruti ,ela é um meio de conhecimento." Quanto às gramáticas de Candra e Kaśakṛtsna ,elas são inferidas a partir de citações destes gramáticos em diversos textos. Kaumara é citado no Purāṇajñeya e também nos sūtras sobre Tratados Fonéticos Védicos feitos por Pāṇini. E é dito também ,que se pode obter a gramática de Śakaṭāyana , atualmente ,impressa. Os gramáticos Apiśala e Śakala são citados por Pāṇini no início de sua obra -Aṣṭādyāyī.
Somente estas gramáticas citadas acima , concebidas diretamente do texto védico passado sucessivamente de Brahmā para Bṛhaspati, de Bṛhaspati para Indra, de Indra para Bharadvaja, de Bharadvaja para os Ṛṣis e dos Ṛṣis para os brahmaṇes, são reconhecidas como Vedāṅga (Membro do Veda). .
Naturalmente surgiram outras gramáticas, também importantes,após estas nove, mas não são reconhecidas com o status de Vedāṅga(Membro dos Vedas) .

Algumas questões se fazem necessárias aqui com relação a Hanuman e a gramática de Pāṇini , incluída entre as nove conhecidas por ele. Segundo a tradição hindu o Rāmāyaṇa foi composto muito tempo antes de Pāṇini e... houve outro Pāṇini anteriormente? Não se sabe ou , ainda não se sabe. Outras fontes dizem que Rāmāyaṇa teria sido composto entre os séculos V e VI a.C. , e Pāṇini teria vivido também por essa época.O que é certo e comprovado é a existência destas nove gramáticas através de citações em textos da Tradição Védica.

E Hanuman? O Dr.R. Nagaswami diz "Não é a forma mas o conceito de Hanuman que comanda sua adoração e admiração". Swami Vivekananda observa: "faça do caracter de Hanuman, seu ideal,ele é um perfeito senhor dos sentidos e maravilhosamente sábio!....Ele é a personificação dos quatro Yogas :seu desejo, emoções,intelecto e ação foram perfeitamente refinados em espiritualidade."
Hanuman também é conhecido pela Tradição Hindu como Cirajīvī -"aquele que vive eternamente"
De qualquer maneira, fica claro a importância da linguagem sânscrita para a aquisição do Autoconhecimento,apresentada por Vālmīki ,através do forte caracter ,devoção e sabedoria de Hanuman.


OM Śrī Ham Hanumate Namaḥ Om Saudações ao Glorioso Hanuman!



Fonte: Livro Laghusiddhāntakaumudī(Gramática Sânscrita) ,de Varadarācārya
Texto The Concept of Hanuman , de Dr.R.Nagaswami ( in Simbolism in Hinduism)
Textos sobre Hanuman: de Svāmi Harṣānanda , Ananta Narayaṇa e Goswami Tulsidas

Annabella Magalhães - Prof de Yoga, Sânscrito e Vedānta - Rio de Janeiro/Brasil

annasundari@terra.com.br WWW.linguagemsanscrita.pro.br

Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X