O professor é o guru, aquele que é capaz de desdobrar os significados das palavras. As palavras já estão lá, os respectivos significados também. Eles só precisam ser desdobrados para compreensão, assim como um artista desdobra a sua visão em uma pintura.
Embora o a palavra Guru, em Sânscrito, seja usada pra significar professor ela não é usada para qualquer professor. Ela é reservada para o professor que ensina sobre o sujeito e não sobre os objetos do mundo.
No momento que nascemos somos ignorantes de duas coisas - do mundo e de nós mesmos. Enquanto o conhecimento sobre o mundo é apanhado com o tempo usando os 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), o conhecimento sobre si se mantém sem ensinamento. Nós, portanto, obtemos sucesso no mundo, mas nosso mundo interior se mantém tumultuado e angustiado. É o Guru que nos apresenta para nós mesmos.
A sílaba "Gu" significa escuridão ou ignorância e a sílaba "Ru" significa aquele que remove ou elimina. O Guru é aquele que remove a ignorância daquele que está em busca da sua própria e real natureza e dá para ele Jnanam ou "Conhecimento" sobre sua identidade com o Senhor. Nós vivemos uma vida completamente ignorante sobre a nossa real natureza. Nós não sabemos de onde nós viemos antes desse mundo, para onde a gente vai depois dessa vida, qual o propósito dessa vida e se estamos cumprindo o propósito de nossa visita aqui.
Nosso conhecimento sobre nós mesmo está coberto por uma grossa camada de ignorância que bloqueia a verdadeira visão de nós mesmos. Como um cirurgião que faz uma operação de catarata no olho para remover a catarata e recobrir a visão, o Guru remove a catarata da ignorância e recobre nossa visão de nós mesmos e nosso propósito na vida. Assim o Guru é mais que o Senhor, é aquele que mostra o Senhor para nós e sem ele nós não nos desconhecemos.
अज्ञानतिमिरान्धस्य ज्ञानाञ्जशलाकया
चक्षुरुमीलितं येन तस्मै श्री गुरवे नमः
ajñānatimirāndhasya jñānāñjaśalākayā
cakśurumīlitaṁ yena tasmai śrī gurave namaḥ
"Saudadações ao guru que abre os olhos, daquele que está cego pela ignorância, com o colírio da sabedoria." (verso do guru-stotram)
texto extraído do site
satsangaonline