Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Practice

Como usar o lota para fazer a purificação nasal (neti)
Pedro Kupfer
11-01-2008


O lota é um recipiente de cerâmica que se usa para fazer neti, a técnica da purificação das mucosas nasais. Esta técnica limpa as narinas, eliminando o excesso de mucosidade e estimulando o ájña chakra. É ótima contra sinusite, renite e resfriados e ainda aumenta a resistência do organismo às infecções respiratórias.

A água utilizada deve ser mineral, morna e salgada na proporção de uma colher de sobremesa de sal para um litro de água. Se a água estiver pouco salgada, poderá sentir uma leve dor na altura dos seios frontais e ardência na mucosa nasal.

Caso queira tonificar os vasos sanguíneos desta área, utilize água fria. Isto melhora a circulação e evita hemorragias nasais. Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito. Você poderá ainda acrescentar uma gota de limão ou gengibre.

neti

Coloque a ponta do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por essa fossa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço. Isto vai depender da inclinação da cabeça. Mantenha a boca entreaberta e respire por ela.

Havendo esvaziado o recipiente, deixe o tronco na mesma posição e o rosto agora voltado para baixo. Execute kapálabháti a fim de extrair o restante da água. Em seguida, observando as mesmas instruções, faça fluir a água da fossa nasal esquerda para a direita.

O neti kriyá limpa as narinas, elimina o excesso de mucosidade acumulado nos seios nasais e frontais, estimula o ájña chakra e desenvolve a clarividência. As outras duas formas de fazer esta lavagem, bastante menos utilizadas, são dugdha e ghrita neti:

* Para fazer o dugdha neti emprega-se leite morno ao invés de água e o procedimento é o mesmo do jala neti.

*Já o ghrita neti se faz passando ghee no interior das narinas com o dedo indicador. Isso é muito necessário na Índia, pois o ar é muito seco e é preciso lubrificar as narinas para facilitar a respiração.

 


 

Para saber onde adquirir o lota entre em contacto com o Dharmabindu


Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X