Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Practice

Festividades Hindus em Agosto - Gustavo Cunha
Gustavo André Cunha
05-08-2009


A 5 de Agosto celebra-se Raksha Bandhan. Um festival hindu em que as irmãs amarram fios de seda, algodão e plástico - chamados rakhis - em torno dos pulsos dos seus irmãos. Uma tradição com mais de 6,000 anos e que se celebra todos os anos. O festival alude ao afeto entre irmãos e irmãs. Os irmãos prometem proteger as irmãs seja do que for, enquanto as irmãs rezam para proteger os irmãos. Esta tradição tembém acontece entre primos, especialmente quando alguém não tem irmãos ou irmãs. O nome Raksha Bandhan, em sânscrito, significa literalmente "elo de proteção".

Este ano, Krishna Janmashtami é celebrado a 14 de Agosto. Este festival Hindu celebra o nascimento do Senhor Krishna, um avatar do deus Vishnu. Este festival também é conhecido como, "Krishnashtami", "Saatam Aatham" ,"Gokulashtami", "Ashtami Rohini", "Srikrishna Jayanti", "Sree Jayanthi", ou apenas como "Janmashtami". Nesta ocasião, em Vrindavan e Mathura encenam-se momentos da vida Krishna, lugares especialmente dedicados ao culto Vaishnava. No dia anterior, tradicionalmente, observa-se jejum, seguido de uma vigília noturna comemorando o nascimento de Krishna, e a sua imediata remoção de casa pelo seu pai Vasudeva para proteção. À meia-noite, a deidade de Krishna enquanto criança é banhada, colocada num berço e reverênciada. O jejum termina após o aarti, um ritual especial. Na manhã seguinte, as senhoras desenham padrões de pés-de-criança encaminhando-se para a casa feitos com pasta de pó de arroz. Isto simboliza a entrada do bébé Krishna na sua casa adotiva. Toda a comunidade celebra este dia com imensa alegria.

A 15 de Agosto comemora-se o Dia da Independência da Índia, que não é propriamente uma festividade Hindu mas sim indiana. É a celebração da independência do jugo britânico e o seu "nascimento" como nação soberana naquele dia em 1947, daí ser feriado nacional na Índia. Por todo o país são realizadas cerimónias conduzidas pelas administrações locais. O evento principal ocorre em Nova Delhi, onde o Primeiro Ministro ergue a bandeira nacional no Forte Vermelho e profere um discurso televisionado à nação. Como parte essencial das celebração do Dia da Independência realiza-se também uma colorida exibição do poderio bélico indiano, da sua diversidade cultural e dos seus avanços na ciência e tecnologia.

A 23 de Agosto temos o Ganesha Chaturthi, o grande festival de Ganesha, também conhecido como “Vinayak Chaturthi” ou “Vinayaka Chavithi”, é celebrado pelos Hindus em todo o mundo como o aniversário do Senhor Ganesha. Ocorre durante o mês Hindu Bhadra (entre o meio de Agosto e o meio de Setembro) e o maior e mais elaborado deles, especialmente no estado Maharashtra da Índia ocidental, dura 10 dias, terminando no dia “Ananta Chaturdashi”. Para o festival é feito, 2 a 3 meses antes, um modelo em argila do Senhor Ganesh. O tamanho desta figura pode variar entre 2 cm até mais de 7 metros. No dia do festival, é colocada em plataformas elevadas em casas ou em tendas ao ar-livre elaboradamente decoradas para as pessoas a verem e prestarem homenagem. O sacerdote, geralmente vestido com um dhoti e xaile encarnado em seda, invoca vida ao ídolo através da entoação de mantras. Este ritual é chamado de “pranapratishhtha”. Depois segue-se “shhodashopachara” (16 formas de prestar tributo). Cocos, açúcar mascavado, 21 “modakas” (uma preparação à base de farinha de arroz), 21 “durva” (trevo) folhas e flores vermelhas são oferecidas. O ídolo é ungido com vermilhão ou pasta de sândalo (rakta chandan). Ao longo da cerimônia, são entoados hinos Védicos do Rig Veda e Ganapati Atharva Shirsha Upanishad e Ganesha Stotra do Narada Purana.
Swami Sivananda recomenda: "No dia de Ganesha Chaturthi meditar nas histórias relacionadas com o Senhor Ganesha cedo pela manhã, durante o período de Brahmamuhurta. Depois, após o banho, ir ao templo e fazer as preces ao Senhor Ganesha. Oferecer-lhe ao coco e pudim doce. Orar com fé e devoção para que Ele remova todos os obstáculos que você experiencia no caminho espiritual. Reverenciá-Lo em casa também. Podemos recorrer à ajuda de um pundit. Ter uma imagem do Senhor Ganesha em casa. Sentir a Sua presença nela." Não esquecer de não olhar para a lua nesse dia; lembrar que ela se portou de forma indecorosa com o Senhor. Isto, na realidade, significa evitar a companhia de todos os que não têm fé em Deus, e que ridicularizam Deus, o seu Guru e religião, desde este dia. Tome novas resoluções espirituais e ore a ao Senhor Ganesha para obter força interna espiritual para conseguir sucesso em todos os seus empreendimentos.


Fontes Wikipedia, Hinduism Today e About.com. Tradução do inglês por Gustavo Cunha. Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui. Imagem de topo Wikipedia.

Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X