Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Practice

O legado de Krishnamacharya
Miguel Homem
26-04-2011


KrishnamacharyaTirumalai Krishnamacharya (1888-1989) foi provavelmente o yogi contemporâneo que mais influenciou o Hatha Yoga actual. O percurso de Krishnamacharya e o seu aprendizado no Yoga estão parcialmente envoltos em mistério e desconhecimento.
É certo que Krishnamacharya nasceu numa família ortodoxa de Brahmanes e que, como era tradição, foi iniciado pelo seu pai no estudo dos Vedas, tendo mais tarde começado a aprender ásana e pránáyáma.
Diz-se que teve uma experiência mística em que terá recebido instrução do antigo sábio Nathamuni que lhe revelou o Yogarahasya, um texto antigo perdido há mais de mil anos. Sabe-se que estudou vedánta, purva mimansa, samkhya, ayurveda, sânscrito e lógica, assim como outros vedángas, e que era extraordinariamente culto e integrado na tradição védica.
Depois de estudar em Varanasi, e por indicação de um seu professor, vai para os Himalayas estudar com Ramamohana Brahmachari. Este yogi vivia numa gruta com a sua família e Krishnamacharya permaneceu com ele durante 7 anos e meio a aprender os segredos do Hatha Yoga.

Krishnamacharya tornou-se famoso, sobretudo, pelos seus discípulos, entre os quais se contam Indra Devi, Pattabhi Jois, Iyengar, Desikachar e AG Mohan. É difícil imaginar alguém que directa ou indirectamente não ensine Hatha Yoga com influência de algum destes professores. O cuidado com o alinhamento, o vinyása krama, a associação de movimento e respiração, o ajustar da prática ao indivíduo são hoje lugares comuns em muitas escolas e práticas. Se estes princípios não nos são estranhos, é porque ou os nossos professores aprenderam com aqueles, ou aprenderam com discípulos daqueles, ou ainda com professores que incorporaram aquelas ideias nas suas práticas.

indra_deviIndra Devi tornou-se famosa por celebrizar o Yoga nos Estados Unidos, nos anos 40 e 50, e por ter ensinado pessoas como Greta Garbo, Marilyn Monroe, entre outros. Indra Devi ensinou um tipo de Hatha Yoga suave, com sequências de ásana bem definidas e estruturadas, pránáyáma e um aspecto bhakti que desenvolveu por si, mas estava claramente presente no ensino de Krishnamacharya.

Pattabhi Jois, de Mysore, era também um brahmane, pertencenteao smarta sampradaya, era fluente no sânscrito, advaita vedanta e estudou por 18 anos com o seu mestre. Ficou conhecido por ter popularizado o ashtánga vinyása yoga. A origem desta forma de Hatha também não é clara. Diz-se que estaria num texto chamado Yoga Korunta que teria sido passado por Ramamohan a Krishnamacharya. Ao que parece, posteriormente o texto ter-se-á perdido ou destruído. Pattabhi Jois disse em várias ocasiões que nunca o viu e que só Krishnamacharya o tinha visto.
Certo é que este sistema terá sido desenvolvido por Krishnamacharya quando ensinou no Palácio de Mysore e, posteriormente, aprofundado por P. Jois. Vídeos de 1938 mostram Iyengar a praticar sob a orientação de Krishnamacharya aquilo que se assemelha a uma parte das séries do ashtánga vinyásajois_2 A prática caracteriza-se por um grupo de sequências de ásanas, pre-determinadas, associadas à respiração ujjáy…, fixações do olhar e bandhas. Existem 3 séries, a primeira, yoga chikitsa, a intermédia, n၅ odhana e a avançada, sthira bhaga, que se subdivide em quatro, num total de seis séries.
A prática começa sempre com o mantra inicial, as saudações ao sol (A e B), as posições em pé e termina com os ásanas finais onde se incluem as inversões. O que varia é o "recheio" entre os ásanas em pé e os finais. Aí se incluem as séries nas quais o praticante vai progredindo. Segundo os praticantes antigos, no início o praticante aprendia a primeira e segunda série e então dedicava-se ao pránáyáma. As séries seguintes, avançadas, existiam apenas para os que tivessem essa disposição e fossem mais fortes e flexíveis.
A primeira série significa literalmente yoga terapia e a segunda purificação das nádís. Os seus nomes evidenciam bem os efeitos a que se propõem.
Esta prática tem um foco de concentração enorme. A respiração ujjáy… comanda toda a prática, os drshtis dirigem a atenção e os bandhas, o práná. Tradicionalmente não se pratica nos dias de lua cheia e lua nova por se considerar que existe um risco maior de lesão, no primeiro caso, por um natural excesso de entusiasmo na prática, no segundo, por maior secura das articulações.

Iyengar_Asana_bigger_1_B.K.S. Iyengar foi outro dos discípulos célebres de Kirshnamacharya e talvez o mais influente no ocidente, muito por conta do seu famoso livro "Light on Yoga". Iyengar era irmão da mulher de Krishnamacharya e apesar da proximidade familiar apenas permaneceu um ano com o seu mestre. A pedido de Krishnamacharya acabou o seu período de aprendizado para poder ensinar.
Não se sabe o quanto do que Iyengar ensina terá vindo do seu mestre. Certo é que se afastou da ideia de vinyása, da importância da respiração associada ao ásana, para se focar na busca da posição perfeita. Não é fácil imaginar como o Yoga actual sem as contribuições de Iyengar, a sua descrição detalhada de cada ásana, o estudo sobre as suas aplicações terapêuticas e o uso de suportes. iyengar_yoga

Em contraste com o ashtánga vinyása ensinado por Krisnhamacharya a P. Jois e Iyengar, no Iyengar Yoga, os ásanas são mantidos por muito mais tempo. Essa permanência é aproveitada para descobrir a perfeição do ásana, o alinhamento e o sentido e direcção das linhas de energia. A prática procura um refinamento do ásana, partindo desse assento para o mais subtil.
Graças ao uso de suportes como bancos, cadeiras, blocos, cintos, almofadas, paredes e cordas a prática tem a potencialidade de ser adaptada a praticamente qualquer tipo de corpo ou condição. Mesmo pessoas com limitações físicas consideráveis podem seguir de forma segura esta abordagem do Hatha. Segundo o método, o uso dos suportes permite criar um sentido de paz e tranquilidade enquanto acorda o corpo para os efeitos de cada ásana.

tkrishnamacharyaT.K.V Desikachar é filho de Krishnamacharya e tornou-se outro dos seus discípulos. Desikachar só desenvolveu o interesse pelo Yoga mais tarde na sua vida, e por isso também aprendeu com o seu pai numa fase mais tardia em que o foco do que ensinava era o que se veio a chamar viniyoga. A ideia subjacente é a de que não deve ser o indivíduo a ajustar-se e acomodar-se ao Yoga, mas antes o Yoga a ajustar-se ao indivíduo. Procura-se a capacidade de aceitar a condição física presente e desenvolver a prática paciente e progressivamente a partir desse ponto. Esta aproximação tem também um cunho fortemente terapêutico, marcadamente influenciada pelo ayurveda a prática vai sendo ajustada ao indivíduo, às estações do ano, às rotinas diárias e ao momento de cada um. A prática permite por isso enormes variações e modificações procurando não apenas o alcançar da técnica mas descobrir o processo consciente de entrar e sair dela.
Nesta abordagem, ásana, pránáyáma, estudo dos textos clássicos, canto védico e meditação andam de mãos dadas. A.G. Mohan, que foi outro discípulo de Krishnamacharya, contemporâneo de Desikachar desenvolveu uma abordagem semelhante.

Krishnamacharya deixou um legado que demonstra a potencialidade e abrangência do Hatha Yoga dentro da própria tradição, ao mesmo tempo que revela o espaço para, com respeito por essa tradição, aparecer o cunho pessoal de cada aluno/professor.

A vida deste yogi deixa-nos uma mensagem clara:


a) o mesmo yogi não ensina da mesma forma ao longo de toda a sua vida. Antes se adapta às circunstâncias que vai encontrando e ao próprio crescimento pessoal.
b) o mesmo yogi não ensina todos os seus alunos da mesma forma.

Procuremos guardar connosco esta mensagem quando aprendemos e quando ensinamos.


Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X