Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Practice

Vak tapas, a disciplina da palavra
Miguel Homem
01-10-2012



A disciplina da palavra é uma das mais importantes práticas para o mumukshu. Esta disciplina desenvolve um alerta e um estar presente em cada momento, incomparáveis. Na Bhagavad Gita Krishna indica quatro princípios a serem observados quanto à palavra:


anudvegakaram vakhyam satyam priyahitam ca yat
svadhyayaabhyasanam caiva vanmayam tapa ucyate. (XVII, 15)

"Discurso, que não cause agitação, que seja verdadeiro, agradável e benéfico, e a repetição diária do próprio Veda (ou estudo dos Vedas), são chamados a disciplina da palavra."

  1. Anudvegakaram, ahimsa ao nível da palavra é o primeiro aspecto; ser cuidadoso na forma de se expressar para que as palavras não magoem ou agridam ninguém. Isso por si exige logo um estar alerta para perceber a tendência em si mesmo para a crítica, a culpabilização e o denegrir.
  2. Satyam, ser verdadeiro. A verdade no plano empírico é essencial à descoberta da verdade no plano absoluto. A verdade no discurso faz-me apto a perceber a verdade da existência. A mente deve ser levada a perceber que cada mentira cria uma perturbação na mente.
  3. Priyam, o discurso deve ser agradável. Não só no tom, mas também da forma de expressão.
  4. Hitam, bom para o ouvinte. Regra geral quando falamos estamos interessados no nosso benefício, mas devemos procurar saber se isso é bom também para o ouvinte.

Share this article: 
| More


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X