O śavāsana é associado, nos textos clássicos de haṭha yoga, à remoção da fadiga e ao aquietar da mente. Esta referência já nos traça duas orientações a seguir:
1) indução de um relaxamento físico
2) descontracção psicológica e evitar da dispersão mental.
Porque o relaxamento físico é o primeiro passo ficam algumas sugestões para ajudar:
· Espreguiçar! No que toca a espreguiçar, assim como a um sorriso e bocejar: é fácil, é barato e traz relaxamento J. A ideia é espreguiçar como pela manhã, alongar-se em todas as direcções, contorcer-se e arredondar-se, bocejar e finalmente sorrir.
· Respiração e suspiro:
a) Inspirar e expirar profundamente.
b) Inspirar profundamente, expirar muito lentamente, e depois progressivamente começar a inverter o ritmo acabando em inspirações longas e expirações curtas.
c) Inspirar profundo e suspirar de forma sonora.
· Contrair para descontrair. Quando soltar o corpo intencionalmente é difícil, podemos contrair ligeiramente uma área do corpo para que depois ela relaxe naturalmente. Podemos fazê-lo:
a) Contraindo ligeiramente parte por parte do corpo até que o corpo todo esteja tenso para em seguida o soltar
b) Contraindo de forma mais intensa o corpo todo (até elevando braços e pernas) por uns segundos e depois relaxando por completo.
· Percorrer mentalmente o corpo. Regra geral percorremos o corpo dos pés para a cabeça, sendo a cabeça a última a relaxar. Nesse percurso mental identificamos as tensões musculares, para em seguida as relaxarmos. Uma sugestão é levar a atenção para uma parte do corpo quando a inspiração acontece, e relaxar quando a expiração vem e repeti-lo dos pés à cabeça.
Este percurso mental pode ser feito de formas diferentes:
Alternar a forma de percorrer mentalmente o corpo ajuda a evitar a dispersão mental e manter-nos presentes. Formas possíveis de guiar a descontracção:
a) descontracção dos pés para a cabeça.
b) descontracção em ondas: o relaxamento segue na forma de ondas dos pés aos joelhos e regressando aos pés; dos pés à pélvis e glúteos regressando aos pés e assim sucessivamente cobrindo costas, tronco, membros superiores e finalmente a cabeça.
c) descontracção do pescoço aos pés pela frente e dos pés à cabeça por trás.
d) descontracção do centro para as extremidades e das extremidades de novo ao centro.
|