Este é o segundo de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Dicas importantes para praticar e Como montar uma série equilibrada de ásanas. Esperamos que eles sejam úteis para estimular sua prática pessoal.
Este esquema não é uma descrição exaustiva de uma prática, mas apenas as linhas gerais. Ele dá sugestões sobre a duração de cada etapa, que é uma dúvida que muitos praticantes podem ter.
1) Antes de começar, é recomendável verificar se precisamos de algum cuidado especial.
2) Faça sempre um mantra inicial. Tem alguns muito simples mas não menos eficientes para criar um ambiente propicio e adequado à prática. Recomendamos os shanti pathas, de invocação da paz. Este mantra irá levar no máximo, 2 minutos.
3) É recomendável ter, em cada prática, uma reflexão ou tema, que possa pautar as escolhas e atitudes.
4) Shatkarma: uma das purificações, como a auto-massagem abdominal, os exercícios para os olhos, a purificação nasal, etc. 3 a 4 minutos.
5) Asana: uma seqüência completa, conforme as instruções abaixo.40 minutos.
6) Pranayama: alternativamente, os respiratórios podem fazer-se juntamente com a meditação no fim. 10 minutos.
7) Yoganidra: relaxamento consciente. 8 minutos.
8) Meditação: escolha uma técnica, centre o corpo e perservere nela. 15 a 20 minutos.
9) Mantra final. 1 minuto.
10) O tempo total deste modelo de prática é de um pouco menos de 90 minutos. Se você não tiver esse tempo disponível esse tempo, poderá reduzir proporcionalmente a duração de cada parte da prática. |