Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

AMĀNITVAM, Ausência de vaidade
Simão Monteiro
12-11-2012


A palavra mānitvam significa vaidade, orgulho, arrogância ou complexo de superioridade. Amānitvam significa o oposto: ausência de mānitvam, ausência de vaidade, de orgulho, etc. Numa palavra: humildade.

Quais são os sintomas da vaidade e do orgulho? Como se expressam? É importante sabermos isto para termos a certeza se somos pessoas com mānitvam ou não. 

Sinais de mānitvam:

1º Mente fechada. Um māni (pessoa vaidosa ou orgulhosa) tem dificuldade em escutar as opiniões e sugestões de outras pessoas. Por exemplo, um chefe de família pode ter dificuldades em escutar a sua mulher e filhos. E assim torna-se num ditador, estabelecendo as regras que eles têm que cumprir. O orgulho e a arrogância são tão grandes que se esquece que são seres humanos como ele, e seres humanos que o amam. Uma pessoa com forte mānitvam não consegue dizer: "eu estou errado" ou "eu peço desculpa".

2º Não aceitar as opiniões e sugestões dos demais. Eu posso até escutar as opiniões e as sugestões dos demais mas não as aceito. Por muito boas que sejam, não as aceito. O meu mānitvam não me permite aceitar. Porquê? Porque não são minhas! 

3º Não reconhecer o crédito dos demais. Mesmo que eu escute e implemente as sugestões dos outros, não as elogio. Não dou crédito às pessoas, não admito nem reconheço que são boas ideias. Não consigo dizer-lhes o quão bom foi as suas sugestões.

4º Cobrar respeito. Uma pessoa vaidosa e orgulhosa é uma pessoa que exige respeito dos outros. Esta pessoa até pode ter algumas qualidades, mas espera sempre que os outros as reconheçam pois, no fundo, sente-se insegura e insuficiente, apesar das suas capacidades. Um māni duvida de si mesmo e das suas capacidades. Ter auto estima, autor respeito, não é negativo. É até uma boa qualidade. O problema surge quando exigimos que os outros nos respeitem, nos aplaudam e nos elogiem. Isso é sinal de mānitvam.

A melhor forma de quebrar mānitvam é começar a escutar. Escutar a mulher (ou o marido), escutar os filhos, os empregados, os amigos, etc. Não partir do pressuposto que sabemos tudo ou que a nossa opinião é a única válida. Uma pessoa humilde é aquela que deixa as suas capacidades falarem por si mesmas. Não necessita da aprovação dos demais para estar bem consigo mesma.

Se a aprovação vier muito bem, se não vier muito bem na mesma. A pessoa humilde reconhece que as suas capacidades lhe foram proporcionadas pelo Todo, tal como as experiências favoráveis que tem na vida. Essa pessoa está bem consigo mesma, serena e consciente de que nunca poderá agradar a todos, pois sabe que cada pessoa tem os seus gostos e aversões pessoais.

A menos que larguemos mānitvam nunca poderemos ir ter com um professor que nos ensine Vedānta. O mestre Ādi Śaṅkarācarya dizia que existem apenas duas doenças no ser humano: as doenças do corpo e mānitvam, vaidade. Mānitvam é um sério obstáculo para a busca da verdade sobre mim mesmo. A busca pelo autoconhecimento requer uma mente aberta e humilde.

Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X