Pesquisar:







banner_yoga_pro_br

Ensinamento

Saucham, pureza
Simão Monteiro
20-06-2013


Śauca significa limpeza ou pureza. Esta pureza implica também ordem e arrumação. Segundo as escrituras temos quatro níveis de śauca

1º Pureza daquilo que nos rodeia
Isto inclui as nossas roupas, casa, local de trabalho e objectos que possuímos. Tudo isto deve estar não só limpo mas também arrumado e em ordem. A nossa casa pode estar impecavelmente limpa mas, devido à desarrumação, podemos ter que procurar por todas as coisas. O Svāmi Paramārthānanda aconselha a ter "um sítio para tudo e tudo no seu sítio".

2º Pureza do corpo
Manter o corpo limpo por fora mas também por dentro, com uma alimentação saudável e a prática de exercício físico.
Manter a limpeza externa (do corpo e daquilo que nos rodeia) é uma disciplina diária importante pois produz um estado de atentividade na mente.

3º Pureza do discurso
A pureza ao nível do discurso implica quatro coisas:
Anudvegakara - discurso não-violento, que não magoe o outro.
Satya - discurso verdadeiro. Não mentir nem partilhar informações duvidosas.
Priya - discurso agradável, polido, gentil.
Hita - discurso que beneficie quem nos escuta.

4º Pureza da mente
Da mesma forma que todos os dias o nosso corpo, roupas e casa se sujam, também a mente adquire impurezas nas diversas transacções que estabelecemos com o mundo. Pensamentos como a raiva, ciúmes, inveja, medo, egoísmo, culpa, orgulho, etc., poluem a mente e portanto torna-se necessário purificá-la diariamente. Nesse sentido, a prática de Haha Yoga (incluindo a meditação, nomeadamente a meditação de valores) e os rituais como a pūjā, cânticos védicos e outros, têm um papel fundamental na purificação da mente.

Partilhe este artigo: 
| Mais


 

 



Desenvolvido por pontodesign  
 X